O que é um Hackathon?

Hackathons são eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. Hackathons servem tanto para integrar melhor as equipes de uma empresa, quanto desenvolver o networking entre os participantes (quando aberto à comunidade).

O primeira Hackathon de que se tem notícias aconteceu em 1999, e desde então se tornou uma prática popular, especialmente nos Estados Unidos. Logo esse conceito se espalhou por diversos outros países, proporcionando até maratonas de programação simultâneas entre equipes internacionais.

Hackathons já fazem parte do cotidiano das empresas mais inovadoras e lucrativas do mundo, como o Facebook e o Google, e no Brasil cada vez mais empresas encontraram nessa ação uma solução para exercer a criatividade de seus colaboradores e obter soluções para as mais variadas questões do dia a dia.

Além disso, hackathons qualificam a resolução de problemas e acostumam seus colaboradores ao pensamento rápido e ao desenvolvimento ágil, ampliando também a capacidade de comunicação entre as equipes. Em geral, hackathons despertam o lado competitivo de seus participantes, envolvendo recompensas para as equipes vencedoras.

Principais tipos de Hackathon

Empresas e instituições fazem Hackathons por diversos motivos. Entre as principais, podemos destacar:

CONSTRUÇÃO DE SOFTWARES

Nesse caso, um grupo de funcionários de uma empresa ou estudantes se reúne para criar novas ferramentas de software. Os apps criados podem ter temas livres ou um objetivo simples, de acordo com os interesses do organizador.

INOVAÇÕES CORPORATIVAS

A inovação é uma das formas mais rápidas e sustentáveis de manter uma empresa competitiva. Durante um Hackathon focado na inovação, equipes de desenvolvimento deverão buscar novas abordagens para a solução de problemas do dia a dia, mais flexíveis e que permitam o estabelecimento de novas oportunidade de negócio.

RECRUTAMENTO DE NOVOS PROFISSIONAIS

Buscar talentos no mercado muitas vezes é uma atividade complicada. Nesse contexto, o Hackathon surge como uma maneira de promover o encontro de possíveis novos funcionários para uma empresa de TI. Eles terão as suas habilidades colocadas à prova e, no final de 24 horas, será fácil identificar aqueles que conseguem resolver problemas em situações extremas, trabalhar em equipe e identificar bons métodos de trabalho rapidamente.

AUMENTAR O ENGAJAMENTO EM TORNO DE UMA FERRAMENTA OU LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Alguns Hackathons são promovidos para aumentar o conhecimento de desenvolvedores em torno de uma linguagem ou framework, como JavaScript ou HMLT5. Por meio delas, desenvolvedores podem conhecer melhor como APIs e sistemas funcionam, aumentando a sua experiência e habilidades de programação.

MELHORIAS NA SOCIEDADE

Muitas vezes instituições de ensino ou o próprio governo promovem Hackathons para resolver problemas da sociedade e criarem novas parcerias com a iniciativa privada. Política, trânsito, educação e saúde são apenas alguns setores da sociedade que podem ser impactados por esse tipo de App Jam. Assim, novas abordagens podem ser adotadas mais rapidamente, sem as burocracias tradicionais do poder público.

MELHORIA NOS SERVIÇOS DE UMA EMPRESA

Os Hackathons Corporativos permitem que colaboradores de uma companhia se unam em busca de otimizações nos sistemas internos de uma empresa ou na busca por novas funções nos seus produtos. Elas são muito comuns em companhias como Google, Facebook e Microsoft. No caso da rede social americana, por exemplo, podemos destacar o botão de like, que surgiu após uma maratona de programação na empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *